5.2.09

Égua!


Queria escrever tanta coisa.... Mas acho que ainda estou ruminando as andanças....

O Fórum me deu a sensação de que para que um outro mundo seja possível, as Ong´s não podem mais ser a fonte de emprego possível para resolver a questão do desemprego na Europa. Primeiro eles exportavam produtos industrializados e agora exportam gente besta querendo viver de cuidar de pobre no subdesenvolvimento. E por falar em pobres, achei que ia para o Fórum Social Mundial, mas os movimentos sociais não puderem comparecer. Em compensação a polícia, quer dizer a Força Nacional, ocupou Bélem e pacificou a favela gigante que ficava do lado do mundo maravilhoso dos hippies felizes que era o acampamento da juventude ( mais de 200 pessoas presas antes do Fórum começar) e permitiu que não acontecesse um arrastão. Ou os seus gualdas ficavam por todos os lados ou a chapa ia esquentar. Bélem não é para principiantes....
Fiquei cansada da juventude. Me sentindo meio o Caetano Veloso defendendo os Mutantes no discurso de 1968... É essa juventude que quer tomar o poder? Se vocês forem bons de política como são de estética nós estamos bem... Vocês não estão entendendo nada...
Assustador... Acho que agora eu tenho muito medo das drogas em larga escala. Acabou a subversão. A rapaziada quer mais é chapar o cabeção e tocar um foda-se. Me parecia que nem sexo tirava a galera da chapação. E de quebra ainda excluindo as pessoas que não estão fantasiadas de qualquer coisa: hippie, punk chique, anarco chato, vegetariano europeu comedor de soja, gays, feministas... Traga sua beca engajada. Nada de aparecer com um visual comum no estilo Casas Pernambucanas porque isso implica ser visto como alienado. Ninguém vai te chamar para brincar e nem para dançar carimbó...

Mas em compensação o Pará é lindo, égua! Além de ser um lugar que permite experiências sociais, históricas e geográficas e de ter um povo maravilhoso, o Pará é místico. Muito místico. Voltei mandingueira que só vendo. O materialismo histórico não dá conta de explicar muita coisa desse povo meio urbano e meio da floresta. E o calor dá uma preguiça... Virei a própria Macunaíma...
Aliás, entendi porque o povo trabalha tanto em sampa. Porque é burro e mora em um lugar muito feio. Quero ver se aqui tivesse um sol maravilhoso, uma gente bonita, corada e uma praia de rio limpinha para a gente nadar e namorar. Quero só ver quem ia ser o vagabundo.
Lá tudo é muito. Muito bonito, muito colorido, muito sensual, muito violento.... É o povo mais passional que eu já vi... E mais sexualizado também. O paulista é um ser casto e assexuado perto do paraense... O lado ruim é que os homens me assustaram. Minha vida paulistana de rolê e uma certa liberdade de andar por aí não rola lá não.
Bom, só para mandar notícias para as seis fiéis leitoras do brog... Voltei, minha vida paulistana já está me asfixiando, minha tosse voltou e acho que quero parar de fumar cigarro industrializado. E realmente percebi como eu moro em uma cidade suja e que debilita o corpinho...
Acho que meu tempo de paulicéia está mesmo acabando...

2 comentários:

Lia Kayano Morais disse...

que bom que vc voltou! morri de saudades! ei, nao vai embora tao cedo nao...

Anônimo disse...

ainda nao da para considerar que vc voltou mesmo.... Ana