16.2.09

As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender...

Domingo de noite, São Pedro descendo a lenha e o Paulinho da Viola encantando uns poucos para quem a chuva era só parte do cenário...


Coisas Do Mundo, Minha Nega
(Paulinho Da Viola)

Hoje eu vim minha nega
Como venho quando posso
Na boca as mesmas palavras
No peito o mesmo remorso
Nas mãos a mesma viola onde gravei o teu nome
Venho do Samba há tempo, nega
Venho parando por ai
Primeiro achei Zé Fuleiro que me falou de doença
Que a sorte nunca lhe chega
Que está sem amor e sem dinheiro
Perguntou se não dispunha de algum que pudesse dar
Puxei então da viola
Cantei um Samba para ele
Foi um Samba sincopado
Que zombou de seu azar

Hoje eu vim, minha nega
Andar contigo no espaço
tentar fazer em teus braços um samba puro de amor
Sem melodia ou palavra para não perder o valor

Depois encontrei seu Bento, nega
Que bebeu a noite inteira
Estirou-se na calçada
Sem ter vontade qualquer
Esqueceu do compromisso que assumiu com a mulher
Não chegar de madrugada e não beber mais cachaça
Ela fez até promessa
Pagou e se arrependeu
Cantei um Samba para ele que sorriu e adormeceu

Hoje eu vim, minha nega
Querendo aquele sorriso
Que tu entregas para o céu
Quando eu te aperto em meus braços
Guarda bem minha viola, meu amor e meu cansaço

Por fim achei um corpo, nega
Iluminado ao redor
Disseram que foi bobagem
Um queria ser melhor
Não foi amor nem dinheiro a causa da discussão
Foi apenas um pandeiro
Que depois ficou no chão
Não tirei minha viola
Parei, olhei, fui-me embora
Ninguem compreenderia um Samba naquela hora

Hoje eu vim, minha nega
Sem saber nada da vida
Querendo aprender contigo a forma de se viver
As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender

13.2.09

Queimem bruxas!

"A mulher é um animal que não é seguro nem estável; é odienta para tormento do marido, é cheia de maldade e é o princípio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniqüidades"
Santo Agostinho
" Eliminai as mulheres públicas do seio da sociedade, e a devassidão a perturbará com desordens de toda a espécie. São as prostitutas, numa cidade, a mesma coisa que uma cloaca num palácio: suprimi a cloaca e o palácio tornar-se-á um lugar sujo e infecto".
Santo Tomás de Aquino
Companheiro Sabotage trocando uma idéia no começo de uma de suas múisicas solta a seguinte frase: Vai saber o que passa na cabeça desses boy. Ele fala com uma ar de impotência, como quem diz que na dúvida é melhor sair de perto. Ou ir para as cabeças de vez.
Lembro dessa frase quando vejo o outro, o que é evidentemente diferente de mim fazendo ou dizendo alguma coisa que simplesmente foge da minha esfera de compreensão do mundo. Esses dias me veio na cabeça: Vai saber o que passa na cabeça desses homens.
É uma pretensão besta generalizante tentar deduzir a linha de raciocínio de qualquer outro ser. Mas fenômenos sociais como o machismo nos obrigam, mesmo que a gente não queira, a pensar sobre a agressão, o embate cotidiano entre homens e mulheres . Daí é difícil não generalizar e acabar criando a categoria "os homens".
Sinceramente não tenho perdido muito tempo listando as xaropices do sexo oposto. Até porque não dá para ser heterossexual na maior parte do tempo e sair dando butinada em todos aqueles moços que deslizam e soltam uma pérola que te magoa. Os moços são muito legais em milhões de outros coisas. O famoso: Tu é legal mas vacila.
O lance é que vez por outra o negócio é tão gritante que não dá para não queimar a pestana e beber umas cervejinhas com as companheiras "prá frentonas" pensando sobre.
No mundo das moças "prá frentonas" (como diz a companheirinha prá frentona de Piedade), nem entra em discussão se é moralmente condenável transar com um sujeito na primeira vez em que saem juntos. Transar não é uma questão moral, é uma questão de vontade.
Só que esse mundinho da galera prá frentona é bem pequeno. É só colocar o focinho para fora da tenda e ... susto. Fora da tenda é absolutamente normal que algo prazeroso seja um problema sério. Tomamos um tapa na cara quando escutamos no meio de um churrasco que as mulheres que transam por tesão quando tem vontade não servem para serem companheiras. Esse sujeito falou, não tem vergonha. Mas daí sempre fico pensando que muitos outros tem. Sabem que é vergonhoso - e por isso não falam publicamente - mas no fundo também não sabem lidar com a equidade de possibilidades. O homem transa sempre que pode. A mulher transa quando se apaixona, quando acha um namorado.
Depois vi na capa da Claúdia, Nova ou coisa assim : O dilema de transar na primeira noite. Caralho! Socorro! Se é um dilema é porque tem muita gente que acha errado. Mulheres que seguem seus desejos são as bruxas ou putas medievais. Desgraçam a vida de todos. Por isso devem ser controladas. As que fogem das regras devem ser queimadas. Se não mais literalmente ao menos queimadas no jogo podrão das relações sociais.
Regra mais importante para a moça boa:
A moça boa de hoje gosta de transar mas não muito. Primeiro ela quer um rapaz bonito, legal, carinhoso, que pelo menos trabalhe e depois a gente vê se além de tudo "os corpos se entendem" parafrasenando o poeta. Para as mulheres o sexo tem que vir depois de outro valores e necessidades. Quem valoriza sexo é homem. E mulher com comportamento de homem é puta. O desejo é sempre só masculino. Quando demonstramos o nosso, somos parecidas com os homens.
Em tempo e para fechar o dia. Converso com um casal de meninos e eles falam de ciúme. Um diz que quando sai sem o namorado, é só em companhia dos heteros. E cobra que o namorado faça o mesmo.
- Ué por que?
- Porque imagine um monte de bicha junto. Homem quer transar o tempo todo. Só não transa porque as mulheres são diferentes, não são tão volúveis. Se homem quer transar sempre, está sempre disposto, pensa um monte de homens juntos. O que vira? Orgia, claro.
Ou seja, o mundo gay é animado porque são homens, criados para não terem vergonha ou pudor de fazerem sexo e que gostam de outros homens com a mesma moral de liberadade.
Diante disso, os rapazes heterossexuais deveriam agradecer a forma de pensar das prá frentonas. Emancipando seu desejo, as mulheres também libertam os homens, agradam a eles também. Com relações menos tensas todo mundo se diverte muito mais. Não é o que todo mundo quer?
Pior é que não. Todo mundo não digo mas uma boa parte está mais preocupada com o que os outros seres sociais vão pensar do que em tentar viver do jeito mais pleno de amores e prazeres.
Vai saber o que passa na cabeça desses doidos...

11.2.09

Viver de amor...

Os estados de paixão são aqueles momentinhos de sentir tudo demais. Intenso e que dói para te lembrar como é estar vivo. Apaixonar-se por homens, mulheres, situações, músicas, lugares... Tudo cria um ar de graça e contemplação que só os amores recentes são capazes de propiciar. O suspiro pela vida que se mostra por outro prisma, outro olhar, outra sensibilidade. Perceber a beleza do que é externo a mim... da arte, da vida, do amor.
E ver beleza no outro é tudo o que mais me encanta. Eu taurina passional e chorona. Que choro em final de filme triste. Choro de comoção ao ouvir e ver o Evo Morales. E que choro de saudades de uma paixão que é tão absurda e sem lógica quanto devem ser as boas coisas da vida.


Madrigal Melancólico - Manuel Bandeira

O que eu adoro em ti,
Não é a tua beleza.
A beleza, é em nós que ela existe.

A beleza é um conceito.
E a beleza é triste.
Não é triste em si,
Mas pelo que há nela de fragilidade e de incerteza.

O que eu adoro em ti,
Não é a tua inteligência.
Não é o teu espírito sutil,
Tão ágil, tão luminoso,
- Ave solta no céu matinal da montanha.
Nem a tua ciência
Do coração dos homens e das coisas.

O que eu adoro em ti,
Não é a tua graça musical,
Sucessiva e renovada a cada momento,
Graça aérea como o teu próprio pensamento,
Graça que perturba e que satisfaz.

O que eu adoro em ti,
Não é a mãe que já perdi.
Não é a irmã que já perdi.
E meu pai.

O que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem a tua pureza. Nem a tua impureza.
O que eu adoro em ti - lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti, é a vida.

5.2.09

Égua!


Queria escrever tanta coisa.... Mas acho que ainda estou ruminando as andanças....

O Fórum me deu a sensação de que para que um outro mundo seja possível, as Ong´s não podem mais ser a fonte de emprego possível para resolver a questão do desemprego na Europa. Primeiro eles exportavam produtos industrializados e agora exportam gente besta querendo viver de cuidar de pobre no subdesenvolvimento. E por falar em pobres, achei que ia para o Fórum Social Mundial, mas os movimentos sociais não puderem comparecer. Em compensação a polícia, quer dizer a Força Nacional, ocupou Bélem e pacificou a favela gigante que ficava do lado do mundo maravilhoso dos hippies felizes que era o acampamento da juventude ( mais de 200 pessoas presas antes do Fórum começar) e permitiu que não acontecesse um arrastão. Ou os seus gualdas ficavam por todos os lados ou a chapa ia esquentar. Bélem não é para principiantes....
Fiquei cansada da juventude. Me sentindo meio o Caetano Veloso defendendo os Mutantes no discurso de 1968... É essa juventude que quer tomar o poder? Se vocês forem bons de política como são de estética nós estamos bem... Vocês não estão entendendo nada...
Assustador... Acho que agora eu tenho muito medo das drogas em larga escala. Acabou a subversão. A rapaziada quer mais é chapar o cabeção e tocar um foda-se. Me parecia que nem sexo tirava a galera da chapação. E de quebra ainda excluindo as pessoas que não estão fantasiadas de qualquer coisa: hippie, punk chique, anarco chato, vegetariano europeu comedor de soja, gays, feministas... Traga sua beca engajada. Nada de aparecer com um visual comum no estilo Casas Pernambucanas porque isso implica ser visto como alienado. Ninguém vai te chamar para brincar e nem para dançar carimbó...

Mas em compensação o Pará é lindo, égua! Além de ser um lugar que permite experiências sociais, históricas e geográficas e de ter um povo maravilhoso, o Pará é místico. Muito místico. Voltei mandingueira que só vendo. O materialismo histórico não dá conta de explicar muita coisa desse povo meio urbano e meio da floresta. E o calor dá uma preguiça... Virei a própria Macunaíma...
Aliás, entendi porque o povo trabalha tanto em sampa. Porque é burro e mora em um lugar muito feio. Quero ver se aqui tivesse um sol maravilhoso, uma gente bonita, corada e uma praia de rio limpinha para a gente nadar e namorar. Quero só ver quem ia ser o vagabundo.
Lá tudo é muito. Muito bonito, muito colorido, muito sensual, muito violento.... É o povo mais passional que eu já vi... E mais sexualizado também. O paulista é um ser casto e assexuado perto do paraense... O lado ruim é que os homens me assustaram. Minha vida paulistana de rolê e uma certa liberdade de andar por aí não rola lá não.
Bom, só para mandar notícias para as seis fiéis leitoras do brog... Voltei, minha vida paulistana já está me asfixiando, minha tosse voltou e acho que quero parar de fumar cigarro industrializado. E realmente percebi como eu moro em uma cidade suja e que debilita o corpinho...
Acho que meu tempo de paulicéia está mesmo acabando...