13.9.10

Hoje é um dia importante!

Hoje penso que comecei a gostar de História quando ela começou a me parecer um jeito de entender o sofrimento. Por que todo mundo sofria tanto? Meu professor contava histórias dele e dos amigos e eles sofriam por causa do mundo. A ditadura, a repressão, a falta de arte e beleza... Parecia mais fácil entender alguém que sabia o motivo de sua tristeza.
Eu também era triste. Muito. Mas não sabia que nomes dar para a minha dor. Fui ficando adolescente e leitora. Aprendi nomes que poderiam justificar uma enorme vontade de não existir. Com aqueles nomes a pontada no peito parecia fazer sentido. Me alimentava. E foram anos e anos...

Um dia esses nomes pararam de fazer sentido. Sim, eles doíam. O mundo dói. Todos sofrem e sempre tem alguém aparentemente mais fudido que a gente. Mas existe aquela que é só nossa. É muita humanidade. Assusta.Difícil assumir.

Por isso hoje me permito esquecer todo mundo. Ando pesquisando a História e identificando processos em outro objeto. Quero entender o processo-estrago que ela fez em mim.

Nenhum comentário: