11.9.06

Piedade II


Passei três dias seguidos em Piedade. Há muito tempo eu não fazia isso. Muita coisa perdeu o sentido de alguns anos para cá, não me reconheço e chego a esquecer que morei 18 anos naquele lugar, minha única referência de mundo até então. Tentei me integrar, eu tinha vivido tudo aquilo, não era possível não sentir-lembrar. Mas o que faz o lugar são as pessoas, porque o resto sempre muda... as pessoas também mudam, mas mudavamos juntas. No limite de tudo, os bares sempre mudam. A Casa da Cultura não é mais aquela onde passei as angústias, descobertas e amarguras da adolescência. Foi reformada, tomada pela prefeitura e agora mais parece um clube de mães que passam a vida pintando guardanapos. O teatro, a música, nossas bebedeiras se foram. Não tínhamos quase nada, tudo meio despencava, os cupins almoçavam cotidianamente nosso palco e o dinheiro era sempre muito curto. Mas tínhamos a chave da casa, um grupo de companheiros (um tanto quanto fechados, é fato, mas funcionava pra gente), um texto,um palco, música.... e vinho XV de novembro (carcanhá de grilo, carchera de fósfro, 10 + 5 é quinze, já que tá que fique...XVXVXVXV! Esse é mais ou menos o hino do glorioso XV de Piracicaba, sempre reverenciado após algumas garrafas) e Derby solto vendido no bar do Paulo por módicos 0,10 centavos cada.
Saudades de Piedade.... daquela que a maioria de nós abandonou. Nós crescemos e ela ficou apertada. Nós fomos embora e ela se modernizou. Mas, me perdoem o talvez excessivo conservadorismo, não consigo enxergar que as coisas melhoraram. Um mercado grande com açougue, padaria e quitanda que faliu todos os pequenos comerciantes e uma Casa da Cultura reformada,linda, moribunda e quieta, a meu ver e tendo minha memória como critério, não são exatamente sinais de progresso...

5 comentários:

Anônimo disse...

e sexta foi um dia modorrento em que todo o mundo resolveu ir ao banco porque não foram trabalhar e eu fiquei contando as horas... ah, vou me embora pra Piedade, lá sou amiga da Cássia, lá tenho a cerveja que eu quero, no bar que escolherei. Aqui eu não estou feliz, lá a existência será uma aventura de tal modo tranqüilamente inconseqüente que no dia seguinte a gente só quer vê o arroz-feijão-bisteca da vózinha

disse...

queria ter passado a adolescência com você em Piedade! Pena que a minha foi meio lá na província...
Não te liguei ainda, tô dando um trampo...
Beijão!!

disse...

ah!!!
Carxara de forfe
Carcanha de grilo
Asara de barata
Suvaco de cobra
Oreia de besoro
Paster de carne
Garrafão de pinga
Minduim torrado
Já que tá que fique
Treis veis cinco é ...
XV XV XV
Vitória !!!!

Anônimo disse...

descobri por acaso!!! irma desnaturada q nem me avisa q tem um blog...Cada dia q passa me orgulho mais d vc... adorei essa frase “Jesus está por vir, mas o diabo já está aqui.” FIKA CUM DEUS!!!! BJUSS E TE AMU...

Anônimo disse...

Cassilda! Estou na terrinha!!
Vou ficar aqui até sábado, no domingo vou pra São Carlos e volto na quarta, daí fico até sábado dia 14, o Paulo vem também, depois vamos embora com a Vi pra Londrina... Aparece pra gente fazer alguma coisa!! Saudadona!!
Bjos
Dani