17.12.07

Do cuidar e ser cuidada

"Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem com que homens se comunicam.)"
C.D.A

Às vezes, se passa tanto tempo sozinha, só cuidando da própria vida, que a gente esquece as delicadezas e cuidados com o outro. E como é bom recebê-las também. A gente se acostuma a grosseirice e solidão da existência de tal forma, que cuidado pode parecer uma invasão, um dedão metido na sua privacidade e individualidade.
Então um dia, alguém, depois de muito tempo, te faz um café, forte e amargo como a vida, só que dessa vez para dividir com um chocolate.
Linda vida... De só amarga e forte, para agora, meio amarga, meio doce...

Daí você se lembra... Meu Deus, há quanto tempo ninguém me faz um café...

De vez em quando minha mãe me acorda com um beijinho dizendo...
- Neguinha, acorda, vem tomar café com a mãe.
E reclama depois porque fez o café muito mais forte do que ela gosta, porque é como eu gosto. E diz que meu estômago não vai aguentar muito tempo e que tenho que parar de fumar. E me lembra que ela é minha mãe.
Não um companheiro.

Triste coisa essa de esquecer o carinho. De ficar tão chucra com tudo, de esquecer como se lida com as pessoas, a ponto de ficar com uma vontade enorme de só viver com cavalos. Triste ser ingrata e rude por inabilidade.
Triste chorar por não saber mais falar o que sente. Quando choro é recurso de linguagem.
Por nao conseguir agradecer o café e a companhia.
Por ter tanto medo do outro, pavor de se acostumar com o carinho e, quando perdê-lo, tudo ficar muito pior do que antes.

A ponto de, sinceramente,desejar a solidão, velha conhecida.

Acho que na verdade, eu não desaprendi nada.
Eu nunca soube a linguagem com que os homens se comunicam.


Apesar do esforço....

3 comentários:

? disse...

Aff, Cá... que medo que tenho!

Saudades d'ocê neguinha...
Aparece e vamos lá no haras do meu tio andar de cavalo... topa?? rsss... To enrolando pra ir lá, mas como sei que vc tb gosta, a gente podia ir junto, que "tar"?
Bjo.
Dani.

disse...

é que os Homens se comunicam de um jeito estranho... A gente fala que é bicho instruído, mas é nada! O café servido é a comunicação mais primitiva que eu conheço; substitui o "catar piolho" dos macaquinhos, eu acho.
Muitos cafés bem amargos e bem doces nas suas manhãs!

ô, e o ano novo? vâmo se trombá amanhã ou depois? bjos

Paulo Salvetti disse...

Oi meur amor, fiquei com vontade de fazer um café para você, que fazer um pra mim? Desta vez a gente substitui o sal que bem de nós pelo doce do chocolate, que é externo. Te amo, contando os dias para te ver... onde vai passar o reveiLLon?