20.7.06

Quando tudo faz sentido...

Caminho, 3km segundo alguns. Uma turminha... eu, Julia, Tripa e Nildo, desde Jordanésia. Dona Ana e Dona Josefa desde o ônibus. Dona Josefa lembrou de mim, mas não sabe exatamente de onde. Ela me conta isso depois, no momento, só sorri em minha direção. Talvez para mim. Percebi depois que era para o mundo.
A chegada, as pessoas,o inesperado, tudo acontecendo ao mesmo tempo agora. Janta na casa de uma, dormida na casa de outra, e desfeita na casa de outra...ai se minha vó sabe disso. Jantamos com a Ediana.Dormimos na casa de D. Isabel. E no outro dia fomos almoçar na Dona Josefa, Zé Roberto, Chiquinho, Rafael e Rafaela, para tentar reparar a desfeita de ter sido convidada para jantar e não aceitar. Conversa, crianças, comida boa. Nós comemos nos pratos afinal éramos visitas. Com uma certa vergonha de ser tão bem recebida, com carne no almoço. Seu Zé me dá uma aula de escravidão no Pará me explicando o que ele passou. Trajeto: Ceará - falta de trabalho - Pará- escravidão e fuga – Ceará e Dona Josefa – São Paulo com crianças... 3 dias e 3 noites. - Você chega na horinha em que sai.... só que três dias depois...
E agora MST, se virando, morando, comendo, mandando os filhos para a escola. E ainda falta muito de tudo. As crianças tomando vitaminas em gotinhas. –Pra engordar tia – me explica Rafaela com a vitamina e a colher na mão....
O poço sendo construído por Zé Roberto – Vai ser cimentado e tudo-, Rafaela aprendendo a fazer roupinha de boneca com a mãe – Só não consegui fazer o colarinho- me conta Dona Josefa mostrando a roupinha vestindo o bebe de brinquedo. Rafael já sabe ler – Mas só com as letras separadas, as juntinhas eu ainda não consigo...- Chiquinho jogando damas de tampinha com João, o seminarista de Togo que está dando aulas de inglês no acampamento...todo mundo falando rauareiou o tempo todo.
Ainda faltam vitaminas e conforto..... mas já transborda a dignidade.

5 comentários:

jubs disse...

adorei o rolê e revivi o almoço no seu texto. "o último dia é sempre o melhor", já dizia Chiquinho.
beijo

Angelamô disse...

Muito bonito tudo.

Anônimo disse...

Que tá acontecendo aqui? Ou, como diz ou outro, "que porra é essa"? Isto aqui tá parecendo o bairro que fica da ponte-pra-cá. Tá bonito demais! Vou ali e me deparo, antes da esquina, com uma "tomando uma breja sozinha no buteco, escrevendo num caderninho" que só você vendo; depois, vejo uma atracada com um ser que tem cobras no lugar de cabelos... Agora isso aqui?! "Frango com quiabo" e tal? Eu é que não vou mais ler livro nenhum! Tanta gente escrevendo bonito, gostoso, que eu vou mesmo é só ficar por qui, internetando!
O pior é que tem gente que não gosta... Mas eu gosto!
Vai, Brasil! (vai...) Se não, a gente empurra!
Beijo,
del mc

Anônimo disse...

Vivi sua jornada minha neguinha...Vc e linda,seus textos maravilhosos...Te amo,te amo...Sinto falta das nossas conversas,da sua voz,da sua sensibilidade...Acho que lendo seus textos,me traz mais perto de vc...

Anônimo disse...

Cassilda!
Maravilha teus textos neguinha, adorei lê-los e senti-los. Bom que agora podemos nos fartar de nós mesmas em letras virtuais (eu também tenho um... entra lá - melancólico que só vendo...rs). Saudades.
Beijos e fé, que a gente sabe que precisa.
Dani