6.7.08

Numa tarde linda de sol....


60 famílias comemoraram a inauguração de suas casas no assentamento Dom Tomás Balduíno. Depois de uns bons aninhos debaixo da lona, ou da madeirite, essa rapaziada agora tem uma casa digna de verdade. Não são viveiros, caixinhas de gente. São casas bonitas, espaçosas. E com um custo de mais ou menos 20 mil reais. Ou seja, com uma migalha de 20 mil, uma galerinha vai morar bem para caramba. Como todo mundo deveria morar.
A casa da Piná foi simbolicamente inaugurada, com fita e tudo. Piná é aquela típica moradora do subdesenvolvimento, do pós-moderno sem ao menos ter sido moderno. Piná é preta, pobre, travesti e manca de uma perna. Piná nunca teria, nesse mundão de filha-da-puta, uma casa como a que ela tem hoje. E não porque ela nunca teria acesso aos 20 mil reais. Mesmo que tivesse, não é tanta grana assim. O problema é que para ela, não tem como chegar. Ela não teria nem por onde começar. Não existem projetos para essas pessoas, elas não são produtivas.

Na hora de ir embora, encontrei a figura sentada próxima ao espetáculo de teatro que se apresentava.
- Você foi ver minha casa?
- Como não Piná. Você foi a estrela da festa.
- Se viu minha filha, 3 dias antes é que decidiram que ia ser minha casa. Tem dedo meu aí. Invoquei tudo quanto é santo, pedi para minha Iansã e olha só... Agora só me falta um cobertor de orelha...
-Pois é, mas isso vem mais para frente...
- Quer saber, falta nada. O importante é gozar viu minha filha. Se vai ser com alguém que vai ficar ou que vai embora, não importa. Importa é acordar feliz, com a pele mais bonita, dando bom dia para os passarinhos...

Vai Piná... sua história podia não ser tão única.

3 comentários:

Bia disse...

Muito bonitos seus posts!!
Mesmo!!
O de baixo e esse!!...
Engraçado, todos eles falam de coisa básicas pra qualquer um... Moradia, diversão e sexo...
Sim... Gostei!!

Angelamô disse...

Sabedoria Piná

X disse...

Oi!
Lindo!
Beijo.