7.9.09

Ainda sobre a solidão...

... e a sempre busca por sentir-se parte de um todo maior que á a humanidade... Ou simplesmente, ser junto e misturado...

Poucas coisas continuam me chocando. Tenho sido cada vez mais blasé diante de certas coisas... Essa madrugada apedrejaram um viatura de polícia em Piedade city... E daí?
Porém, admito que outras pequenas coisas me deixam meio surtada... Por exemplo quando você fica sabendo, por mensagem escrita via net claro, que uma amiga só se relaciona há muito tempo via internet... Namora pela internet, faz amigos, trabalha, conta detalhes de sua intimidade via rede...Eu também sou modernoza... tenho blog, crio aulas em power point, adoro um orkut(principalmente as comunidades)... sei até baixar música na internet... Sou praticamente uma moça do meu tempo e continuo me assombrando como os rumos virtuais em que pouco a pouco, gostando ou não, vamos nos enfiando.

Nesse blog, devem existir alguns posts falando de solidão... solidão filosófica-abstrata, solidão condição humana, solidão circunstancial, solidão concreta... solidão viagem, solidão abandono...solidão de amor, solidão com sexo ou com limão...

Falo bastante disso no mundo virtual e curo minhas dores na realidade. Busco pessoas, repenso,faço terapia, caminhada, caio no samba, arranjo um namoradinho...sei lá. Se viro...

O lance que me assusta não é que muita gente se sinta sozinho. Mas que muita gente busque soluções no que poderia ser apontado como uma das causas, na origem da própria solidão que é o isolamento master dos indivíduos no seu mundinho babaca virtual. Não existe até um negócio em que vc inventa a vida que queria ter? E mesmo no orkut mais simplório é impressionante como a vida de todo mundo parece muuuiiitttooo legal... São resumos dos grandes momentos para que os outros se encantem com sua vitrine virtual.

Bom, mas o legal e o motivo desse post é a parte boa dessa interação...Colocar sentimentos, textos, ideías e com isso, acabar se relacionando em redes com estranhos completos ou amigos dos amigos dos amigos....

Estava olhando um texto de uns dias atrás... Falava de solidão filosófica e muita gente próxima de verdade achou que eu estava quase cortando os pulsos. Escrevi serena, pensando sobre a sociedade da qual sou parte. Isso me autoriza a escrever em primeira pessoa sem estar falando estritamente de coisas que me acontecem. É um diário e não é. As mensagens são truncadas. Falo de mim... mas também não falo. Todos que entram aqui sabem quando estou apaixonada, mas como já me apaixonei algumas vezes, só quem convive comigo sabe a profundidade disso... E tudo isso apenas para dizer que achei um comentário nesse post, de um estranho (mas agora já conheço seu blog, rsrs)e que dialogou perfeitamente com o que eu queria pensar...

Gostei do "solidão concreta", bem marxista! Fala mais sobre re-conhecer-se (conhecer a si mesmo nos olhos do outro, dos outros). Não mais nos reconhecemos por algumas razões:1.nós mudamos; 2.os outros mudam e 3.não sabemos pra onde estamos mudando pois tudo parece "igual mas diferente". Até agora, os capitalistas se dedicam apenas a transformar o mundo e os filósofos já se esqueceram de interpretá-lo.

Me fez bem ler isso nesse momento. Enquanto o mundo concreto está fazendo com que eu me sinta meio mal compreendida, o estranho pegou na mosca. Não sei em qual alternativa eu me colocaria... talvez em todas.

O meu mundinho mudou e talvez eu não me reconheça com tanta facilidade... eu mudei... tudo anda mudando... E agora tenho um filósofo virtual que não esqueceu de interpretar o mundo... Espero que ele sempre apareça e me console nessa tarefa árdua que é entender um pouco mais a existência nessa terra de meu deus...

2 comentários:

Bia disse...

Sabe que nessas do "se virar..." Eu brinco que sou cantora!
Mas não é qualquer cantora, nem qualquer música!
Tem que ser das antigas, daquelas músicas de brincar de ser vítima do mundo... Sabe?
Pra mim funciona, que fico levinha, levinha, depois! Ainda mais vc que arranha o violão...
Experimenta:
http://letras.terra.com.br/dolores-duran/373471/
"Ai, a solidão vai acabar comigo"

strl disse...

Querida Cathola,
Vc sempre surpreende!
Pega a gente pela mão e leva de mansinho do conhecido ao desconhecido, só pra no final brincar: "relaxe, vc está em casa!"
Mil beijos!!!