18.1.09

Nega véia

O povo aqui da minha terra vive procurando um bar para ser esconder depois das 11 da noite. O moralismo do psiu também chegou aqui, então o jeito é ir parar lá no fundão, no meio do nada com o lugar nenhum, beber cerveja e ouvir uns causos no bar da Nega Véia.

Ela é uma figura que particularmente me intriga: Sabe aquele tipo de gente que parece que já sofreu tanto nessa vida que não esquenta a cabeça com muita coisa? Pois é a Nega véia...

A Nega não tem casa, só tem um butina que acabou de rasgar, um balcão e uma foto com o Pelé. A Nega foi cozinheira do Rei.

A Nega não cobra a cerveja o tanto que deveria cobrar. Acho que ela prefere mil vezes os amigos do que o dinheiro. Ah, e ainda dá um docinho de leite para cada um.
E se não aceitar ela faz cara feia. Só assim eu vejo a Nega brava.
A Nega sorri e me dá um abração quando eu chego no bar.
A Nega me dá um doçura no peito enorme, mesmo sem doce de leite.


Mas a Nega me lembra também que nessa terra, quem mais trabalhou sempre foi quem mais se fudeu.
E sei lá como - mas isso é o Brasil- é também quem mais ri, tira sarro dos perrengues e ajuda todo mundo sem perguntar nada. Sem nem esperar que Deus lhe pague.


A Nega é isso. Uma brasileirona forte, preta, sorridente e que faz a gente ter vontade de continuar na vida...

Um comentário:

? disse...

Vc tem que comer a feijoada da Nega, Cá!!