9.1.08

Aptidão

Segundo o dicionário, ter aptidão é ter disposição natural ou adquirida sobre qualquer coisa. Portanto, aptidão natural pode ser aquilo que mesmo sem estar manifestado, já existe naquela pessoa que a possui. Na verdade, não sei se acredito que existem coisas naturalmente incutidas nos seres, como se fosse um dom. Mas se existe, acho que por mais que nos esforcemos, podemos aprender, adquirir determinadas aptidões, mas talvez nunca sejamos tão bom naquilo da forma como o "naturalmente" apto é.
Não sei mesmo se existe a aptidão natural. A palavra me incomoda. Naturalmente, entre seres humanos, me lembra darwinismo social. Mas achar que todos temos a mesma facilidade com tudo, é homogeneizar o ser humano, desprezar talentos.

Fiquei pensando nisso porque conheci uma pessoa que me encantou profundamente. O encanto me tomou justamente porque perto dela, eu parecia uma amadora, uma pessoa sem aptidão para amar o outro e que, por mais que eu me esforçasse, por mais que adquira a aptidão, nunca terei aquela tranquilidade e desenvoltura de quem sabe que nasceu para amar, que não poderia ser de outro jeito.

Ela ama como quem respira. Ela abraça, beija, fala de amor com a mesma facilidade e docilidade de qualquer tarefa muito simples e elementar. Eu a observo e me deslumbro. Tenho vontade de chorar na sua frente porque sei que ela me consolaria com a mesma aptidão, me colocaria no colo e aninharia meus cabelos. Ela perceberia na mesma hora que isso me acalma. E não preciso ensiná-la. Ela sabe.


Esse ser que sabe amar lê o que escrevo por cima do meu ombro. Diz que escrevo bem. Seus elogios são tão sinceros que coro. Ela diz que já me conhecia antes de me conhecer, por outros meios, mas que tudo o que sabia era nada perto do que eu sou. Mas eu, tenho tanta angústia, saudade, tristeza e álcool dentro de mim, que só sei olhar para ela feito uma boba. Não digo nada. Não aspiro nada naquele momento.
Só me vem uma dor, uma pontada no peito de me saber incompetente. De saber que estou longe de tudo o que ela sabe e não ter certeza se sou capaz de aprender.


"Essa ferida, meu bem
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã."
C.D.A

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte! Aptidão para amar acho que todos temos. Uns mais, outros menos. Mas há como se aproximar. Ninguém é tão perfeito que sabe amar perfeitamente. Até porque o amor é uma arte que desliza, quando nos damos conta, lá estamos caminhando no escuro. Acontece que uns nasceram para caminhar no escuro, livres, e outros têm medo. Se você soubesse quem é essa pessoa anônima que escreve, ficaria muito surpresa. Acontece que te desejo boa sorte, amor, coragem, lucidez, te desejo encontros e menos fugas, um encontro grande, que seja essa pessoa que sabe amar lindamente, que seja outra. Boa sorte de coração. Que os desentendimentos passados sirvam de lição para ambas. Felicidade no novo ano que já se iniciou.

Lia Kayano Morais disse...

nossa cá... me apresenta ela?
aptidão eu num sei, mas aprender, a gente aprende

Cathola disse...

Apresento sim Maria... ela é uma menina linda. tenho certeza que vc também vai querer ficar perto dela... beijnhos